quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Circular 105 PCG / 2017 Assunto: Replanejamento Escolar 31.08 e 01.09.2017

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Circular 105     PCG / 2017

Assunto: Replanejamento Escolar 31.08 e 01.09.2017


31 e 01 de Setembro de 2017
Início: 7h30 Término 16h
Local: Sala do NTE
Almoço 12h às 13h
Levar: Diários, Pasta da Tutoria, caneta, lápis.


“ Com os pés em 2017 e o olhar em 2018”
“O planejamento é um processo ininterrupto, processual, organizador da conquista prazerosa dos nossos desejos onde o esforço, a perseverança, a disciplina são armas de luta cotidiana para a mudança pedagógica”. (Madalena Freire)

“Uma escola que visa à excelência acadêmica deve buscar estratégias e ações para que a tríade “acesso, permanência e sucesso na aprendizagem” esteja presente no cotidiano escolar. A excelência acadêmica, portanto, corresponde ao sucesso da aprendizagem, com estudantes mais aptos a transitar pelo mundo atuando como protagonistas do seu desenvolvimento pessoal, apoiados por profissionais competentes e envolvidos no processo educativo.” ( Diretrizes do Programa Ensino Integral, pág. 13).

Objetivos:
Analisar os sinalizadores internos da unidade escolar do 1º Semestre.
Elaborar ações corretivas de curto prazo na área.
Elaborar ações corretivas imediatas em sala de aula.
Selecionar estratégias assertivas para as turmas com foco de atenção.
Socializar boas práticas de intervenção pedagógica.
Exemplificar Princípios, premissas e valores observáveis na prática escolar.

Conteúdo estruturante do planejamento:
Secretaria Digital.
MMR.
Avaliação em Processo.
Foco Aprendizagem
Plano de Ação
Diretrizes do Programa do Ensino Integral
Modelo de Gestão do Programa Ensino Integral.

O VESTIDO AZUL

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado, e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram muito velhas e maltratadas.

O professor ficou penalizado com a situação da menina. "Como é que uma menina tão bonita, pode vir para a escola tão mal arrumada?"
Separou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldade, resolveu comprar-lhe um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul.

Quando a mãe viu a filha naquele lindo traje, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquela roupa nova, fosse tão suja para a escola.

Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos e cortar suas unhas. Quando acabou a semana, o pai falou:
- Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca e plantar um jardim.

Logo, a casa destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes.

Os vizinhos ficaram envergonhados por morarem em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade. Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado.

Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito expor suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários ao bairro.

A rua de barro e lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania. E tudo começou com um vestido azul.

Não era intenção daquele professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia, fez a sua parte. Fez o primeiro movimento que acabou fazendo com que outras pessoas motivassem-se por melhorias.

Será que cada um de nós está fazendo a sua parte no lugar que vive? Ou por acaso somos daqueles que somente apontam os buracos da rua, as crianças à solta sem escola e a violência do trânsito?

Lembremos que é difícil mudar o estado total das coisas. Que é difícil limpar toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada. É complicado mudar o mundo, mas é possível plantar uma rosa azul. (Autor Desconhecido)

1.Primeiro olhar.
Um olhar para o componente curricular.
Movimento: Pontos de atenção, Pontos de superação, Pontos de sucesso.
Objetivo: Análise do resultado do 1º Semestre.
Tabela 1

Socialização

2. Segunda Olhar.
Um olhar para a área.
Movimento: Pontos de atenção, Pontos de superação, Pontos de sucesso.
Objetivo: Análise do resultado do 1º Semestre.
Tabela 1

Socialização

3. Terceiro Olhar.
Um olhar dos coordenadores de sala - rendimento escolar.
Movimento: Pontos de atenção, Pontos de superação, Pontos de sucesso.
Objetivo: Análise do resultado do 1º Semestre.
Tabela 1 + Pasta vermelha - resultados individuais.
Tabela 2 - Qualidade da aprendizagem.

Socialização

4. Quarto olhar.
Um olhar dos coordenadores de sala - alunos faltosos.
a)Movimento - identificar
b)Movimento - Agir
c)Movimento - prazo
Planilha Secretaria Digital - consolidado 1º semestre.
Tabela 3 ( 80% - 75%)
Socialização

5.Quinto olhar.
O olhar singular do professor - ação imediata.
a)Movimento - identificar
b)Movimento - Agir
c)Movimento - prazo
Diário de Classe.
Tabela 4 - Frequência.

Socialização

6. Um olhar coletivo: Cuidar mais, de quem precisa mais, por mais tempo.
Movimento: 2ª A
Movimento: 3ª A
Tabela 5. - Visão Integrada 1º e 2º bimestre.
Movimento: Pontos de atenção, Pontos de superação, Pontos de sucesso.
Tabela 5.

7. Boas Práticas ( Estratégias Assertivas)
1º Movimento.
Ação exitosa da área de Matemática e Ciências da Natureza. ( 2ª A e 3ª A)
Ação exitosa da área de Linguagens. ( 2ª A e 3ª A)
Ação exitosa da área de Ciências Humanas. ( 2ª A e 3ª A)
1º Movimento.
O que pode ser replicado no 2ª A.
O que pode ser replicado no 3ª A.

7. Do olhar para ação.
Ação da área de Matemática e Ciências da Natureza. ( 2ª A e 3ª A)
Ação da área de Linguagens. ( 2ª A e 3ª A)
Ação da área de Ciências Humanas. ( 2ª A e 3ª A)
Tabela 6.

Socialização

8. Um olhar do Tutor.
Movimento - identificar
Movimento - Agir
Movimento - prazo
Tabela 7 - O aluno no foco da tutoria.

Socialização

9. Os 4 pilares.
Adquirir / Construir / Assimilar / Incorporar.

Socialização

10. Pedagogia da Presença.
Adquirir / Construir / Assimilar / Incorporar.

11. Educação Interdimensional.
Adquirir / Construir / Assimilar / Incorporar.

Socialização

12. Projeto de Vida.
Adquirir / Construir / Assimilar / Incorporar.

Socialização

13. Protagonismo Juvenil.
Adquirir / Construir / Assimilar / Incorporar.

Socialização

Para que esse processo atinja a excelência acadêmica, é necessário que os profissionais que atuam na escola primem pela competência em ensinar. Nesse contexto, “competência” é entendida como “uma característica subjacente (marcante) do indivíduo relacionada causalmente com um desempenho efetivo e/ou superior num trabalho”. Para atingir a excelência acadêmica, é preciso que os profissionais apresentem as competências necessárias para o efetivo desempenho das suas atribuições. ( Diretrizes do Programa Ensino Integral, pág. 16).


Direção da Unidade Escolar.
30.08.2017

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