ATPC HÍBRIDO

EE ALBERTO TORRES
Av. Vital Brasil, nº 1260 - 05503-00 - Butantã - Tel (37264360 - 37262594)
Diretoria de Ensino Centro-Oeste.
13.04.2016


Premissa: EXCELÊNCIA ACADÊMICA
Princípio: Aprender a aprender
Parte Diversificada: Nivelamento
Metodologia: Uso das Tecnologias


  1. Ensino Híbrido e Nivelamento e BNC.
Objetivo: Estudo da metodologia


    2.     Alinhamento da Agenda de Abril.
Objetivo:Finalizar a agenda até 15.04.2016
ATPL de ciências humanas: Ensino Híbrido.
ATPL de ciências da natureza: Ensino Híbrido.
ATPL de matemática:Nivelamento
ATPL de linguagens e códigos: Nivelamento.


      3. Alinhamento do Guia de Aprendizagem.
  1. data de entrega: 02.05.2016
  2. divulgação: 06.05.2016 (fixado)
  3. Arquivo Compartilhado: Google Drive - compartilhado comigo - biblioteca dos professores - Guia de aprendizagem 2º Bimestre.


       4. Alinhamento do Plano de Ensino Anual 2016.
  1. data de entrega: 26.04.2016. Google Drive - compartilhado comigo - biblioteca dos professores - plano de ensino anual 2016.
Objetivo: Esclarecimento da entrega do documento conforme legislação do PEI.


       5. Khan Academy - cadastro de todos.
Objetivo: Conhecer a plataforma. Identificar conteúdos do 1º Bimestre.


       6.Evesp.
               Objetivo:Conhecer a plataforma.


       7. Entrega das Fichas de Tutoria.
a) data de entrega para a vice diretora Lídia: 29.04.2016


       8.Indicadores do Diário de Classe.
Objetivo: Monitoramento Bimestral.
100% de alunos =
Total de alunos com notas abaixo de 5 = %
Total de alunos com notas acima de 6= %
Total de conteúdo cumprido: %.
Total do caderno de aluno cumprido: %
Total de habilidades cumpridas: %
Total de habilidades desenvolvidas: %
Entregar na área para o PCA até o dia 20.04.2016.
    9. Entrega das Notas do Bimestre.25.04.2016.
Objetivo: alinhamento da entrega Via Google Drive.


   10. Coleta do Currículo Cumprido Bimestral.
  1. De 25 a 27 de abril.


   11. Plataforma ÁPICE de Iniciação Científica..
       Objetivo: Conhecer e explorar a plataforma.


   12. Plataforma da OBMEP.
  1. Objetivo: Conhecer e explorar a plataforma.


   13. Coordenadores de Sala ( definição dos PCAs e PCG)
Objetivo: Definição dos coordenadores.


   14. Entendimento do uso da nota do provão como instrumento.
  1. nota da disciplina.
  2. nota da área.


   15. Conselho de Classe e Série Participativo.


Data
horário
Turma
28.04.2016
7h30 às 8h30
1ª A
28.04.2016
8h50 às 9h50
1ª B
28.04.2016
10h10 às 11h10
1ª C
28.04.2016
11h30 às 12h30
1ª D
28.04.2016
14h00 às 15h00
2ª A
29.04.2016
7h30 às 8h30
2ª B
29.04.2016
8h50 às 9h50
2ª C
29.04.2016
10h10 às 11h10
3ª A
29.04.2016
11h30 às 12h30
3ª B

29.04.2016
Pós Conselho   das 14h00 às 15h30. - Equipe Escolar

16. Hora do Enem.
Objetivo: Explorar a nova plataforma Geekie.


17. Atividade com as Novas Tecnologias via Blogger.
Objetivo: Convergências entre a BNC e as tecnologias.



EE ALBERTO TORRES
Av. Vital Brasil, nº 1260 - 05503-00 - Butantã - Tel (37264360 - 37262594)
Diretoria de Ensino Centro-Oeste.
13.04.2016

Entenda o que é o ensino híbrido e como colocá-lo em prática

27 de novembro de 2014
Método busca a personalização do ensino ao alternar momentos em que o aluno estuda sozinho, em ambientes virtuais, e em grupo; confira dicas para usar tecnologia no ensino

Fonte: Revista Educação
O que é: também chamado de blended learning, o método alterna momentos em que o aluno estuda sozinho - em geral em ambiente virtual - e em grupo, quando interage com seus colegas e o professor. "O cerne é a personalização do ensino. Buscamos diferentes ferramentas - não somente as tecnológicas - para suprir as necessidades do aluno contemporâneo", explica Adolfo Tanzi Neto, consultor pedagógico e de pesquisas da Fundação Lemann.
Como fazer: há diversas maneiras de adotar o ensino híbrido. Um recurso que vem sendo bastante usado é a rotação. O professor divide a sala de aula em várias estações com atividades diferentes, mas que se complementam. Pelo menos uma delas propõe o uso de plataforma digital. O aluno deve passar por todas as estações ao longo da aprendizagem de determinado conteúdo. "Ele deve ser protagonista e buscar o conhecimento segundo seus próprios interesses", explica Ailton Luiz Camargo, professor de história do Colégio Objetivo Sorocaba e da rede municipal de Iperó (SP). Nesse sentido, o professor também deve assumir um novo papel. "Ele deixa de ser a primeira fonte de informação e conhecimento e passa a ser o mentor que guia a aprendizagem dos alunos", diz Mario Junior Mangabeira, coordenador da gerência de formação do projeto Educopédia.
Dificuldades: para quem co­meça a trabalhar com o ensino híbrido, há dois grandes desafios: a falta de ferramentas tecnológicas educacionais adaptativas em português - a maior parte está disponível apenas em inglês - e a limitação de escolas conectadas à internet. De acordo com o Censo Escolar, apenas 50% delas têm acesso à internet. Para Adolfo, no entanto, esse não deve ser um impedimento, já que o ensino híbrido vai muito além da tecnologia. "Podemos começar a mudar os espaços dentro da sala de aula, o papel do professor e incentivar a autonomia para uma aprendizagem mais personalizada do aluno, sem tecnologias digitais." Mario lembra também que o sucesso da aplicação do ensino híbrido envolve a mudança nos currículos e referenciais, na organização do tempo e do espaço escolar e nos equipamentos disponíveis na sala de aula.
Na prática: o Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP), é uma das escolas participantes do projeto Ensino Híbrido, realizado pela Fundação Lemann. O Dante utiliza o aplicativo Mindjet, cuja proposta dos professores em utilizá-lo para incentivar os alunos a trabalhar, dentro e fora de sala de aula, com mapas mentais resultou na obtenção do título Apple Distinguished Education (ADE). O pensamento é organizado a partir de palavras-chave e recursos como imagens e vídeos. A base do projeto é o conceito de sala de aula invertida (que integra o conceito de ensino híbrido), em que o aluno é estimulado a ter um conhecimento prévio do assunto antes da explicação do professor. O resultado do projeto da Fundação Lemann deve ser divulgado em 2015 em uma plataforma gratuita onde será possível acessar dicas práticas e fundamentações teóricas.
Dez dimensões para o uso pedagógico das TICs
Como as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) podem ser usadas de forma pedagógica? Priscila Gonsales, diretora executiva do Instituto Educadigital, mostra dez dimensões para o uso pedagógico das TICs.
1 Mudança estrutural no tempo e espaço: flexibilidade no horário das aulas, na utilização dos espaços disponíveis na escola e na composição etária das turmas;
2 Estimula a interdisciplinaridade e a integração entre os docentes: favorece a autonomia e a criatividade para a criação e realização de projetos em conjunto;
3 Baseia-se na metodologia de projetos: valoriza não apenas o conteúdo apreendido, mas também o processo educativo vivenciado pelos estudantes;
4 Favorece o desenvolvimento de práticas individuais e/ou coletivas que permitam consolidar a aprendizagem, com ênfase no trabalho diversificado com perfis diferentes de alunos;
5 Promove aulas mais participativas e menos expositivas: aproximando alunos e professores, horizontalizando as relações;
6 Utiliza recurso, ferramentas e demais dispositivos digitais de comunicação: os alunos visivelmente são protagonistas de sua própria aprendizagem;
7 Introduz conceitos da cultura digital: pesquisa e seleção de informações, compartilhamento, colaboração, circulação de conhecimento, uso de licenças livres, uso responsável da internet, multiculturalidade;
8 Desenvolve e/ou utiliza espaços e ambientes interativos em redes (sites, comunidades, blogs) no processo pedagógico: amplia o alcance de comunicação e estimula a autoria de educadores e educandos;
9 Valoriza a intervenção social dos estudantes em benefício de sua comunidade, cidade, estado ou país: possibilita o exercício da cidadania e do empreendedorismo;
10 Cria situações reais e concretas que possam despertar o interesse e a motivação dos alunos para aprender cada vez mais: aprendizado significativo.
http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/32080/entenda-o-que-e-o-ensino-hibrido-e-como-coloca-lo-em-pratica/

3 comentários:

  1. As plataformas disponíveis são ótimas. Para LP o Geekie - Hora do ENEM é riquíssima, pois contempla as habilidades e conteúdos previstos no Currículo. Além disso, as aulas são diversificadas, há viodeoaulas, simulados e pequenos textos.

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  2. Convido o grupo para que acompanhe as postagens em nossa página sobre Ensino Híbrido no Facebook: www.facebook.com/ensinohibrido, vinculada à pesquisa apresentada no texto de referência da Revista da Educação. Sugiro, também, a leitura do texto: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf

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  3. Sempre gostei muito dessas plataformas, que incentivam os alunos a prender, tanto na parte diversificada quanto na BNC. Devemos incentivá-los a usar. Temos também sites com jogos muito interessantes como:
    http://rachacuca.com.br/
    http://www.matematicapremio.com.br/jogos-matematicos-ensino-medio/
    http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?procurar_por=portugu%EAs&campo=area&pagina=2
    http://www.soportugues.com.br/secoes/acordo_ortografico/acordo_ortografico2.php
    http://www.matematicapremio.com.br/todos-os-conteudos-do-ensino-fundamental-em-jogos/

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