terça-feira, 28 de março de 2017

PLANO DE NIVELAMENTO 2017

EE ALBERTO TORRES
Av. Vital Brasil, nº 1260 - 05503-00 - Butantã - Tel (37264360 - 37262594)
Diretoria de Ensino Centro-Oeste.
“ 70 ANOS” - 1 6 . 0 1. 1 9 4 7
Nosso IDESP = 3,81
Nossa Meta 2017= 4,20




PLANO DE NIVELAMENTO


  1. CONTEXTO.


A Unidade Escolar  Alberto Torres está no quarto ano do Programa Ensino Integral, o foco da escola em 2017 é promover a proficiência dos alunos no nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática e através da recuperação contínua e do nivelamento reduzir os alunos que estão abaixo do básico. O IDESP de 2016 foi de 3,81 e a nossa meta de 2017 é de 4,20. A meta do Fluxo de 2017 é de 98,5%. A comunidade escolar é composta na sua maioria de alunos da região do Butantã, Raposo e de cidades da Região Metropolitana.


2. OBJETIVO DO NIVELAMENTO.


   Oferecer aos alunos com defasagem das habilidades previstas no Currículo dos anos/séries anteriores, melhores condições para acompanhar e desenvolver os conhecimentos e habilidades previstos para a série/ano em curso.



















2. HORÁRIO DO NIVELAMENTO


NLP - Nivelamento de Língua Portuguesa. ( AULA DE OE)
NBNLP - Nivelamento de Língua Portuguesa. ( AULA DA BNC)
NMT - Nivelamento de Matemática. ( AULA DE OE)
NBNMT - Nivelamento de Matemática. ( AULA DA BNC)

TURMAS
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
1ª A
9ª aula - NMT
8ª aula - NLP
8ª aula - NMT


9ª aula - NLP
1ª B
5ª aula - NMT
6ª aula - NLP
7ª aula - NMT


7ª aula - NLP
1ª C
6ª aula - NMT
7ª aula - NLP
9ª aula - NMT


8ª aula - NLP
2ª A
2ª aula - NMT
5ª aula BNLP
2ª aula - BNMT
6ª aula - NLP


2ª B
3ª aula - NMT
8ª aula BNLP

9ª aula - NLP
2ª aula - BNMT

2ª C
4ª aula - NMT
3ª aula BNLP
8ª aula - NLP
4ª aula - BNMT

2ª D
1ª aula - NMT

7ª aula - NLP
6ª aula - BNMT
5ª aula BNLP

3ª A



6ª aula - BNMT
9ª aula BNLP
4ª aula - NLP
3ª aula - NMT
3ª B

2ª aula BNLP

4ª aula - BNMT
3ª aula - NLP
2ª aula - NMT
3ªC

6ª aula BNLP

7ª aula - BNMT
5ª aula - NLP
1ª aula - NMT





3. CRONOGRAMA GERAL DO NIVELAMENTO

TURMAS
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
INÍCIO
03.04.2017
04.04.2017
05.04.2017
13.04.2017
07.04.2017
TÉRMINO
19.06.2017
20.06.2017
21.06.2017
22.06.2017
23.06.2017
TOTAL /Dias
11
12
12
9
10

4. CRONOGRAMA DO NIVELAMENTO POR TURMA

TURMAS
NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA
NIVELAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1ª A
23
21
1ª B
23
21
1ª C
23
21
2ª A
23
23
2ª B
20
23
2ª C
20
24
2ª D
20
21
3ª A
19
19
3ª B
19
22
3ªC
19
22











5. CRONOGRAMA DO NIVELAMENTO POR DISCIPLINA

TURMAS
NVBNLP
NVBNMT
NIVOELP
NIVOEMT
1ª A


21 aulas
23 aulas
1ª B


21 aulas
23 aulas
1ª C


21 aulas
23 aulas
2ª A
11 aulas
12 aulas
12 aulas
11 aulas
2ª B
11 aulas
9 aulas
12 aulas
11 aulas
2ª C
12 aulas
9 aulas
12 aulas
11 aulas
2ª D
12 aulas
9 aulas
12 aulas
11 aulas
3ª A
12 aulas
9 aulas
10 aulas
10 aulas
3ª B
12 aulas
9 aulas
10 aulas
10aulas
3ªC
12 aulas
9 aulas
10 aulas
10 aulas


6. CRONOGRAMA DO PLANEJAMENTO DO NIVELAMENTO POR DISCIPLINA


NIVOELP - 4 - habilidades
NIVOEMT - 4 - habilidades


TURMAS
NIVOELP
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
Aulas de verificação

NIVOEMT
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
Aulas de verificação
1ª A
21 aulas
4
5
23 aulas
4
7
1ª B
21 aulas
4
5
23 aulas
4
7
1ª C
21 aulas
4
5
23 aulas
4
7









NIVOELP - 2 habilidades
NVBNLP- habilidades


TURMAS
NIVOELP
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
Aulas de verificação

NVBNLP
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
Aulas de verificação
2ª A
11 aulas
4
3
12 aulas
4
4
2ª B
11 aulas
4
3
12 aulas
4
4
2ª C
12 aulas
4
4
12 aulas
4
4
2ª D
12 aulas
4
4

12 aulas
4
4


NIVOEMT - 2 habilidades
NVBNMT- habilidades


TURMAS
NIVOEMAT
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
Aulas de verificação

NVBNMAT
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
Aulas de verificação
2ª A
11 aulas
4
3
9 aulas
3
3
2ª B
11 aulas
4
3
9 aulas
3
3
2ª C
11 aulas
4
3
9 aulas
3
3
2ª D
11 aulas
4
3

9 aulas
3
3


NIVOELP - 2 habilidades
NVBNLP- habilidades


TURMAS
NIVOELP
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
Aulas de verificação

NVBNLP
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
Aulas de verificação
3ª A
10 aulas
3
4
12 aulas
4
4
3ª B
10 aulas
3
4
12 aulas
4
4
3ª C
10 aulas
3
4
12 aulas
4
4







NIVOEMT - 2 habilidades
NVBNMT- 2 habilidades


TURMAS
NIVOEMAT
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
Aulas de verificação

NVBNMAT
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
Aulas de verificação
3ª A
10 aulas
4
2
9 aulas
3
3
3ª B
10 aulas
4
2
9 aulas
3
3
3ª C
10 aulas
4
2
9 aulas
3
3

Objetivo:
100% de cumprimento do planejamento.




7. PLANEJAMENTO DAS HABILIDADES.


1ª SÉRIE EM - HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA


HABILIDADE

% ACERTO
DEFASAGEM
CLASSIFICAÇÃO
H1
Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais.



H2
- Identificar elementos constitutivos de sequências argumentativas: questão polêmica, posição do autor e argumentos.



H3
- Reconhecer argumentos utilizados em um texto para defesa de um ponto de vista.



H4
- Reconhecer aspectos linguísticos do uso da crase em funcionamento de um texto.












2ª SÉRIE EM - HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

HABILIDADE

% ACERTO
DEFASAGEM
CLASSIFICAÇÃO
H1
Identificar vocábulos ou expressões que substituem, por sinonímia, outros vocábulos ou expressões no texto.   
45%
55%

H2
Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto.  
31%
69%

H3
Reconhecer a presença de valores culturais/sociais/ humanos em um contexto literário
50%
50%

H4
Identificar recursos expressivos (figuras de linguagem: metáfora, antítese, metonímia, sinestesia, assonância, aliteração).
32%
68%



HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3ª SÉRIE EM


HABILIDADE

% ACERTO
DEFASAGEM
CLASSIFICAÇÃO
H1
Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem: metáfora, metonímia, personificação, gradação, assonância e aliteração) em um texto.
17%
83%
Média
Difícil
H2
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustenta-la.
    
10%
90%
Média
Difícil
H3
Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos morfossintáticos (preposição, conjunção, períodos compostos por coordenação e subordinação).
       
11%
89%
Média
Difícil
H4
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros (interpretação de poemas).
   
11%
89%
Média
Difícil






1ª SÉRIE EM - HABILIDADES DE MATEMÁTICA


HABILIDADE

% ACERTO
DEFASAGEM
CLASSIFICAÇÃO
H1
H1: reconhecer as diferentes representações de um número racional
42%
58%
Complexa
H2
H31 Calcular áreas de polígonos de diferentes tipos com destaque para os polígonos regulares
42%
58%
complexa
H3
H28:  Usar plano Cartesiano para representação de pares ordenados, coordenadas cartesianas e equações lineares
45%
55%
médio
H4
H39 e H40: Resolver problemas com cálculo de áreas e de volume
45%
55%
médio

2ª SÉRIE EM - HABILIDADES DE MATEMÁTICA


HABILIDADE

% ACERTO
DEFASAGEM
CLASSIFICAÇÃO
H1
Q8 Identificar o gráfico que expressa uma proporcionalidade direta entre uma grandeza e quadrado da outra (29%) complexa
29%
71%

H2
Q10: Expressar por meio de funções quadráticas a proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado da outra
38%
62%
Complexa
H3
Resolver problemas que envolvem otimização ( máximos e mínimos)
12%
88%
Complexa
H4
Resolver problemas que envolvam proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções de primeiro grau
29%

Complexa





3ª SÉRIE EM - HABILIDADES DE MATEMÁTICA

HABILIDADE

% ACERTO
DEFASAGEM
CLASSIFICAÇÃO
H1
Relacionar um sistema de equações lineares à Matriz correspondente.
39,22%
60,78%

H2
MP 08 – Calcular determinantes de 3ª ordem.
37,93%
62,07

H3
Identificar a localização de números reais na reta numérica.
35,39%
64,61%

H4
Resolver problemas que envolvam razões trigonométricas no triângulo                 retângulo (seno, cosseno e Tangente).
38,29%
61,71


8. Corresponsabilidade do Nivelamento de Ciências Humanas 2º ano

HABILIDADE

Hist
Geo
Filo
Socio
H1
Identificar vocábulos ou expressões que substituem, por sinonímia, outros vocábulos ou expressões no texto.   
x

x

H2
Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto.  
x
x


H3
Reconhecer a presença de valores culturais/sociais/ humanos em um contexto literário

x
x
x
H4
Identificar recursos expressivos (figuras de linguagem: metáfora, antítese, metonímia, sinestesia, assonância, aliteração).



x









9. Corresponsabilidade do Nivelamento de Ciências da Natureza 2º ano


HABILIDADE

Bio
Fís
Quí
H1
Identificar vocábulos ou expressões que substituem, por sinonímia, outros vocábulos ou expressões no texto.   
x
x
x
H2
Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto.  
x
x
x
H3
Resolver problemas que envolvem otimização ( máximos e mínimos)
x
x
x

10. Corresponsabilidade do Nivelamento de Linguagens 2º ano

HABILIDADE

LEM
ARTE
ED. FÍSICA
H1
Identificar vocábulos ou expressões que substituem, por sinonímia, outros vocábulos ou expressões no texto.   


X
H2
Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto.  



H3
Reconhecer a presença de valores culturais/sociais/ humanos em um contexto literário

X

H4
Identificar recursos expressivos (figuras de linguagem: metáfora, antítese, metonímia, sinestesia, assonância, aliteração).
X



11. Corresponsabilidade de PV, PA e MT.

Ação
Descrição
Quantidade
prazo
PV
Conscientização do nivelamento no PV. ( reflexão, compromisso e autoavaliação)
3
Abril - 2
Junho - 1
PA
Conscientização das Habilidades de LP para o Ensino Superior
3
Abril - 2
Junho - 1
MT
Relação entre Mundo  do Trabalho com metas e resultados individuais do Nivelamento
3
Abril - 2
Junho - 1


12. MONITORAMENTO DO ALUNO.

HABILIDADE
INICIADA
DESENVOLVIDA
NÃO DESENVOLVIDA
H1



H2



H3



H4




13. MONITORAMENTO DO PROFESSOR.
D - DESENVOLVIDA
ND - NÃO DESENVOLVIDA


Nome do Aluno
H1
H2
H3
H4

( D)  (ND)
( D)  (ND)
( D)  (ND)
( D)  (ND)

















14. MONITORAMENTO DO PROFESSOR DO PCA
I - INICIADA
D - DESENVOLVIDA
V - VERIFICADA


NOME DO PROFESSOR
1ª A
1ª B
1ª C
2ª A
H1
I - D -V
I - D -V
I - D -V
I - D -V
H2
I - D -V
I - D -V
I - D -V
I - D -V
H3
I - D -V
I - D -V
I - D -V
I - D -V
H5
I - D -V
I - D -V
I - D -V
I - D -V

15. Monitoramento do PCG
Cumprimento por turma / por professor
Ganho de aprendizagem por tuma / por aluno / por habilidade.

16. AGRUPAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
A fim de aumentar o nível de proficiência dos alunos e desenvolver plenamente o processo de Nivelamento, faz-se necessário pensar em agrupamentos produtivos.
Colocaremos os alunos em duplas produtivas, na maioria dos casos, alunos com níveis de proficiência diferentes (um deles sempre mais avançado). Ressaltamos que em alguns casos os alunos terão o mesmo nível de proficiência, porém, com diferença de aproveitamento em determinadas habilidades; a intenção é a de colaboração (um auxilia o outro). O ideal é mesclar características complementares para que todos se ajudem e aprendam.
Divididos de forma adequada e sob supervisão, os jovens são confrontados com diferentes pontos de vista, criam e testam hipóteses, refazem raciocínios e estabelecem correlações. E assim aprendem mais.
Modalidade
A modalidade escolhida é a de duplas produtivas. Alternando os parceiros, todo aluno acaba por experimentar papéis diferentes, sobretudo no que diz respeito à habilidade de defender suas ideias e aceitar as dos outros.
Formas de avaliação
A avaliação será constante e estará dividida em etapas. A primeira delas será a autocorreção em aula, as duplas trocarão os cadernos e assim farão a correção das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Outra forma será a verificação de habilidades em duplas e sem consulta (as mesmas dos agrupamentos).
A terceira forma será a verificação individual e sem consulta das habilidades trabalhadas.


17. AGRUPAMENTO DE MATEMÁTICA.
A fim de aumentar o nível de proficiência dos alunos e desenvolver plenamente o processo de Nivelamento, faz-se necessário pensar em agrupamentos produtivos (um deles sempre mais avançado), com a intenção é a de colaboração (um auxilia o outro).
Divididos de forma adequada e sob supervisão, os jovens são confrontados com diferentes pontos de vista, criam e testam hipóteses, refazem raciocínios e estabelecem correlações. E assim aprendem mais.


Modalidade
A modalidade escolhida é a de duplas produtivas. Alternando os parceiros se  houver necessidade, todo aluno acaba por experimentar papéis diferentes, sobretudo no que diz respeito à habilidade de defender suas ideias e aceitar as dos outros.


Formas de avaliação
A avaliação será constante e estará dividida em etapas.
Forma de verificação de habilidades será individual e em duplas e sem consulta
(as mesmas dos agrupamentos).


META: 100% DE CUMPRIMENTO DO PLANO DE NIVELAMENTO.
META: 90% DE GANHO DE APRENDIZAGEM POR TURMA.
META: 80% DE GANHO DE APRENDIZAGEM POR ALUNO.

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