EE ALBERTO TORRES
Av. Vital Brasil, nº 1260 - 05503-00 - Butantã - Tel (37264360 - 37262594)
Diretoria de Ensino Centro-Oeste.
“ 70 ANOS” - 1 6 . 0 1. 1 9 4 7
Nosso IDESP = 3,81
Nossa Meta 2017= 4,20
PLANO DE NIVELAMENTO
- CONTEXTO.
A Unidade Escolar Alberto Torres está no quarto ano do Programa Ensino Integral, o foco da escola em 2017 é promover a proficiência dos alunos no nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática e através da recuperação contínua e do nivelamento reduzir os alunos que estão abaixo do básico. O IDESP de 2016 foi de 3,81 e a nossa meta de 2017 é de 4,20. A meta do Fluxo de 2017 é de 98,5%. A comunidade escolar é composta na sua maioria de alunos da região do Butantã, Raposo e de cidades da Região Metropolitana.
2. OBJETIVO DO NIVELAMENTO.
Oferecer aos alunos com defasagem das habilidades previstas no Currículo dos anos/séries anteriores, melhores condições para acompanhar e desenvolver os conhecimentos e habilidades previstos para a série/ano em curso.
2. HORÁRIO DO NIVELAMENTO
NLP - Nivelamento de Língua Portuguesa. ( AULA DE OE)
NBNLP - Nivelamento de Língua Portuguesa. ( AULA DA BNC)
NMT - Nivelamento de Matemática. ( AULA DE OE)
NBNMT - Nivelamento de Matemática. ( AULA DA BNC)
TURMAS
|
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
1ª A
|
9ª aula - NMT
8ª aula - NLP
|
8ª aula - NMT
|
9ª aula - NLP
| ||
1ª B
|
5ª aula - NMT
6ª aula - NLP
|
7ª aula - NMT
|
7ª aula - NLP
| ||
1ª C
|
6ª aula - NMT
7ª aula - NLP
|
9ª aula - NMT
|
8ª aula - NLP
| ||
2ª A
|
2ª aula - NMT
5ª aula BNLP
|
2ª aula - BNMT
|
6ª aula - NLP
| ||
2ª B
|
3ª aula - NMT
8ª aula BNLP
|
9ª aula - NLP
|
2ª aula - BNMT
| ||
2ª C
|
4ª aula - NMT
|
3ª aula BNLP
|
8ª aula - NLP
|
4ª aula - BNMT
| |
2ª D
|
1ª aula - NMT
|
7ª aula - NLP
|
6ª aula - BNMT
5ª aula BNLP
| ||
3ª A
|
6ª aula - BNMT
9ª aula BNLP
|
4ª aula - NLP
3ª aula - NMT
| |||
3ª B
|
2ª aula BNLP
|
4ª aula - BNMT
|
3ª aula - NLP
2ª aula - NMT
| ||
3ªC
|
6ª aula BNLP
|
7ª aula - BNMT
|
5ª aula - NLP
1ª aula - NMT
|
3. CRONOGRAMA GERAL DO NIVELAMENTO
TURMAS
|
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
INÍCIO
|
03.04.2017
|
04.04.2017
|
05.04.2017
|
13.04.2017
|
07.04.2017
|
TÉRMINO
|
19.06.2017
|
20.06.2017
|
21.06.2017
|
22.06.2017
|
23.06.2017
|
TOTAL /Dias
|
11
|
12
|
12
|
9
|
10
|
4. CRONOGRAMA DO NIVELAMENTO POR TURMA
TURMAS
|
NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA
|
NIVELAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
1ª A
|
23
|
21
|
1ª B
|
23
|
21
|
1ª C
|
23
|
21
|
2ª A
|
23
|
23
|
2ª B
|
20
|
23
|
2ª C
|
20
|
24
|
2ª D
|
20
|
21
|
3ª A
|
19
|
19
|
3ª B
|
19
|
22
|
3ªC
|
19
|
22
|
5. CRONOGRAMA DO NIVELAMENTO POR DISCIPLINA
TURMAS
|
NVBNLP
|
NVBNMT
|
NIVOELP
|
NIVOEMT
|
1ª A
|
21 aulas
|
23 aulas
| ||
1ª B
|
21 aulas
|
23 aulas
| ||
1ª C
|
21 aulas
|
23 aulas
| ||
2ª A
|
11 aulas
|
12 aulas
|
12 aulas
|
11 aulas
|
2ª B
|
11 aulas
|
9 aulas
|
12 aulas
|
11 aulas
|
2ª C
|
12 aulas
|
9 aulas
|
12 aulas
|
11 aulas
|
2ª D
|
12 aulas
|
9 aulas
|
12 aulas
|
11 aulas
|
3ª A
|
12 aulas
|
9 aulas
|
10 aulas
|
10 aulas
|
3ª B
|
12 aulas
|
9 aulas
|
10 aulas
|
10aulas
|
3ªC
|
12 aulas
|
9 aulas
|
10 aulas
|
10 aulas
|
6. CRONOGRAMA DO PLANEJAMENTO DO NIVELAMENTO POR DISCIPLINA
NIVOELP - 4 - habilidades
NIVOEMT - 4 - habilidades
TURMAS
|
NIVOELP
|
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
|
Aulas de verificação
|
NIVOEMT
|
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
|
Aulas de verificação
| |
1ª A
|
21 aulas
|
4
|
5
|
23 aulas
|
4
|
7
| |
1ª B
|
21 aulas
|
4
|
5
|
23 aulas
|
4
|
7
| |
1ª C
|
21 aulas
|
4
|
5
|
23 aulas
|
4
|
7
|
NIVOELP - 2 habilidades
NVBNLP- habilidades
TURMAS
|
NIVOELP
|
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
|
Aulas de verificação
|
NVBNLP
|
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
|
Aulas de verificação
| |
2ª A
|
11 aulas
|
4
|
3
|
12 aulas
|
4
|
4
| |
2ª B
|
11 aulas
|
4
|
3
|
12 aulas
|
4
|
4
| |
2ª C
|
12 aulas
|
4
|
4
|
12 aulas
|
4
|
4
| |
2ª D
|
12 aulas
|
4
|
4
|
12 aulas
|
4
|
4
|
NIVOEMT - 2 habilidades
NVBNMT- habilidades
TURMAS
|
NIVOEMAT
|
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
|
Aulas de verificação
|
NVBNMAT
|
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
|
Aulas de verificação
| |
2ª A
|
11 aulas
|
4
|
3
|
9 aulas
|
3
|
3
| |
2ª B
|
11 aulas
|
4
|
3
|
9 aulas
|
3
|
3
| |
2ª C
|
11 aulas
|
4
|
3
|
9 aulas
|
3
|
3
| |
2ª D
|
11 aulas
|
4
|
3
|
9 aulas
|
3
|
3
|
NIVOELP - 2 habilidades
NVBNLP- habilidades
TURMAS
|
NIVOELP
|
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
|
Aulas de verificação
|
NVBNLP
|
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
|
Aulas de verificação
| |
3ª A
|
10 aulas
|
3
|
4
|
12 aulas
|
4
|
4
| |
3ª B
|
10 aulas
|
3
|
4
|
12 aulas
|
4
|
4
| |
3ª C
|
10 aulas
|
3
|
4
|
12 aulas
|
4
|
4
|
NIVOEMT - 2 habilidades
NVBNMT- 2 habilidades
TURMAS
|
NIVOEMAT
|
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
|
Aulas de verificação
|
NVBNMAT
|
Aulas de desenvolvimento para cada habilidade
|
Aulas de verificação
| |
3ª A
|
10 aulas
|
4
|
2
|
9 aulas
|
3
|
3
| |
3ª B
|
10 aulas
|
4
|
2
|
9 aulas
|
3
|
3
| |
3ª C
|
10 aulas
|
4
|
2
|
9 aulas
|
3
|
3
|
Objetivo:
100% de cumprimento do planejamento.
|
7. PLANEJAMENTO DAS HABILIDADES.
1ª SÉRIE EM - HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADE
|
% ACERTO
|
DEFASAGEM
|
CLASSIFICAÇÃO
| |
H1
|
Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais.
| |||
H2
|
- Identificar elementos constitutivos de sequências argumentativas: questão polêmica, posição do autor e argumentos.
| |||
H3
|
- Reconhecer argumentos utilizados em um texto para defesa de um ponto de vista.
| |||
H4
|
- Reconhecer aspectos linguísticos do uso da crase em funcionamento de um texto.
|
2ª SÉRIE EM - HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADE
|
% ACERTO
|
DEFASAGEM
|
CLASSIFICAÇÃO
| |
H1
|
Identificar vocábulos ou expressões que substituem, por sinonímia, outros vocábulos ou expressões no texto.
|
45%
|
55%
| |
H2
|
Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto.
|
31%
|
69%
| |
H3
|
Reconhecer a presença de valores culturais/sociais/ humanos em um contexto literário
|
50%
|
50%
| |
H4
|
Identificar recursos expressivos (figuras de linguagem: metáfora, antítese, metonímia, sinestesia, assonância, aliteração).
|
32%
|
68%
|
HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3ª SÉRIE EM
HABILIDADE
|
% ACERTO
|
DEFASAGEM
|
CLASSIFICAÇÃO
| |
H1
|
Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem: metáfora, metonímia, personificação, gradação, assonância e aliteração) em um texto.
|
17%
|
83%
|
Média
Difícil
|
H2
|
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustenta-la.
|
10%
|
90%
|
Média
Difícil
|
H3
|
Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos morfossintáticos (preposição, conjunção, períodos compostos por coordenação e subordinação).
|
11%
|
89%
|
Média
Difícil
|
H4
|
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros (interpretação de poemas).
|
11%
|
89%
|
Média
Difícil
|
1ª SÉRIE EM - HABILIDADES DE MATEMÁTICA
HABILIDADE
|
% ACERTO
|
DEFASAGEM
|
CLASSIFICAÇÃO
| |
H1
|
H1: reconhecer as diferentes representações de um número racional
|
42%
|
58%
|
Complexa
|
H2
|
H31 Calcular áreas de polígonos de diferentes tipos com destaque para os polígonos regulares
|
42%
|
58%
|
complexa
|
H3
|
H28: Usar plano Cartesiano para representação de pares ordenados, coordenadas cartesianas e equações lineares
|
45%
|
55%
|
médio
|
H4
|
H39 e H40: Resolver problemas com cálculo de áreas e de volume
|
45%
|
55%
|
médio
|
2ª SÉRIE EM - HABILIDADES DE MATEMÁTICA
HABILIDADE
|
% ACERTO
|
DEFASAGEM
|
CLASSIFICAÇÃO
| |
H1
|
Q8 Identificar o gráfico que expressa uma proporcionalidade direta entre uma grandeza e quadrado da outra (29%) complexa
|
29%
|
71%
| |
H2
|
Q10: Expressar por meio de funções quadráticas a proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado da outra
|
38%
|
62%
|
Complexa
|
H3
|
Resolver problemas que envolvem otimização ( máximos e mínimos)
|
12%
|
88%
|
Complexa
|
H4
|
Resolver problemas que envolvam proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções de primeiro grau
|
29%
|
Complexa
|
3ª SÉRIE EM - HABILIDADES DE MATEMÁTICA
HABILIDADE
|
% ACERTO
|
DEFASAGEM
|
CLASSIFICAÇÃO
| |
H1
|
Relacionar um sistema de equações lineares à Matriz correspondente.
|
39,22%
|
60,78%
| |
H2
|
MP 08 – Calcular determinantes de 3ª ordem.
|
37,93%
|
62,07
| |
H3
|
Identificar a localização de números reais na reta numérica.
|
35,39%
|
64,61%
| |
H4
|
Resolver problemas que envolvam razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno e Tangente).
|
38,29%
|
61,71
|
8. Corresponsabilidade do Nivelamento de Ciências Humanas 2º ano
HABILIDADE
|
Hist
|
Geo
|
Filo
|
Socio
| |
H1
|
Identificar vocábulos ou expressões que substituem, por sinonímia, outros vocábulos ou expressões no texto.
|
x
|
x
| ||
H2
|
Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto.
|
x
|
x
| ||
H3
|
Reconhecer a presença de valores culturais/sociais/ humanos em um contexto literário
|
x
|
x
|
x
| |
H4
|
Identificar recursos expressivos (figuras de linguagem: metáfora, antítese, metonímia, sinestesia, assonância, aliteração).
|
x
|
9. Corresponsabilidade do Nivelamento de Ciências da Natureza 2º ano
HABILIDADE
|
Bio
|
Fís
|
Quí
| |
H1
|
Identificar vocábulos ou expressões que substituem, por sinonímia, outros vocábulos ou expressões no texto.
|
x
|
x
|
x
|
H2
|
Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto.
|
x
|
x
|
x
|
H3
|
Resolver problemas que envolvem otimização ( máximos e mínimos)
|
x
|
x
|
x
|
10. Corresponsabilidade do Nivelamento de Linguagens 2º ano
HABILIDADE
|
LEM
|
ARTE
|
ED. FÍSICA
| |
H1
|
Identificar vocábulos ou expressões que substituem, por sinonímia, outros vocábulos ou expressões no texto.
|
X
| ||
H2
|
Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto.
| |||
H3
|
Reconhecer a presença de valores culturais/sociais/ humanos em um contexto literário
|
X
| ||
H4
|
Identificar recursos expressivos (figuras de linguagem: metáfora, antítese, metonímia, sinestesia, assonância, aliteração).
|
X
|
11. Corresponsabilidade de PV, PA e MT.
Ação
|
Descrição
|
Quantidade
|
prazo
|
PV
|
Conscientização do nivelamento no PV. ( reflexão, compromisso e autoavaliação)
|
3
|
Abril - 2
Junho - 1
|
PA
|
Conscientização das Habilidades de LP para o Ensino Superior
|
3
|
Abril - 2
Junho - 1
|
MT
|
Relação entre Mundo do Trabalho com metas e resultados individuais do Nivelamento
|
3
|
Abril - 2
Junho - 1
|
12. MONITORAMENTO DO ALUNO.
HABILIDADE
|
INICIADA
|
DESENVOLVIDA
|
NÃO DESENVOLVIDA
|
H1
| |||
H2
| |||
H3
| |||
H4
|
13. MONITORAMENTO DO PROFESSOR.
D - DESENVOLVIDA
ND - NÃO DESENVOLVIDA
Nome do Aluno
|
H1
|
H2
|
H3
|
H4
|
( D) (ND)
|
( D) (ND)
|
( D) (ND)
|
( D) (ND)
| |
14. MONITORAMENTO DO PROFESSOR DO PCA
I - INICIADA
D - DESENVOLVIDA
V - VERIFICADA
NOME DO PROFESSOR
|
1ª A
|
1ª B
|
1ª C
|
2ª A
|
H1
|
I - D -V
|
I - D -V
|
I - D -V
|
I - D -V
|
H2
|
I - D -V
|
I - D -V
|
I - D -V
|
I - D -V
|
H3
|
I - D -V
|
I - D -V
|
I - D -V
|
I - D -V
|
H5
|
I - D -V
|
I - D -V
|
I - D -V
|
I - D -V
|
15. Monitoramento do PCG
Cumprimento por turma / por professor
Ganho de aprendizagem por tuma / por aluno / por habilidade.
16. AGRUPAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
A fim de aumentar o nível de proficiência dos alunos e desenvolver plenamente o processo de Nivelamento, faz-se necessário pensar em agrupamentos produtivos.
Colocaremos os alunos em duplas produtivas, na maioria dos casos, alunos com níveis de proficiência diferentes (um deles sempre mais avançado). Ressaltamos que em alguns casos os alunos terão o mesmo nível de proficiência, porém, com diferença de aproveitamento em determinadas habilidades; a intenção é a de colaboração (um auxilia o outro). O ideal é mesclar características complementares para que todos se ajudem e aprendam.
Divididos de forma adequada e sob supervisão, os jovens são confrontados com diferentes pontos de vista, criam e testam hipóteses, refazem raciocínios e estabelecem correlações. E assim aprendem mais.
Modalidade
A modalidade escolhida é a de duplas produtivas. Alternando os parceiros, todo aluno acaba por experimentar papéis diferentes, sobretudo no que diz respeito à habilidade de defender suas ideias e aceitar as dos outros.
Formas de avaliação
A avaliação será constante e estará dividida em etapas. A primeira delas será a autocorreção em aula, as duplas trocarão os cadernos e assim farão a correção das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Outra forma será a verificação de habilidades em duplas e sem consulta (as mesmas dos agrupamentos).
A terceira forma será a verificação individual e sem consulta das habilidades trabalhadas.
17. AGRUPAMENTO DE MATEMÁTICA.
A fim de aumentar o nível de proficiência dos alunos e desenvolver plenamente o processo de Nivelamento, faz-se necessário pensar em agrupamentos produtivos (um deles sempre mais avançado), com a intenção é a de colaboração (um auxilia o outro).
Divididos de forma adequada e sob supervisão, os jovens são confrontados com diferentes pontos de vista, criam e testam hipóteses, refazem raciocínios e estabelecem correlações. E assim aprendem mais.
Modalidade
A modalidade escolhida é a de duplas produtivas. Alternando os parceiros se houver necessidade, todo aluno acaba por experimentar papéis diferentes, sobretudo no que diz respeito à habilidade de defender suas ideias e aceitar as dos outros.
Formas de avaliação
A avaliação será constante e estará dividida em etapas.
Forma de verificação de habilidades será individual e em duplas e sem consulta
(as mesmas dos agrupamentos).
META: 100% DE CUMPRIMENTO DO PLANO DE NIVELAMENTO.
META: 90% DE GANHO DE APRENDIZAGEM POR TURMA.
META: 80% DE GANHO DE APRENDIZAGEM POR ALUNO.
|
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