quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Circular 12 PCG / 2017 Assunto: Elaboração do Provão 1º Bimestre 2017.

EE ALBERTO TORRES
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Nosso IDESP = 3,81
Nossa Meta 2017= 3,90


Circular 12     PCG / 2017

Assunto: Elaboração do Provão 1º Bimestre 2017.

Caros Educadores,


Orientação para elaboração das questões - 1º Provão.
Prazo final de elaboração do professor: 13.03.2017
Prazo final de digitação do gabarito e habilidade na pasta gabarito: 13.03.2017
Prazo de validação do PCA: 13 a 17.03.2017
Prazo de validação do PCG: 20 a 23.03.2017
Impressão: 23 a 31.03.2017

Todo provão dever ser feito no drive.


  1. RECOMENDAÇÕES INICIAIS

  1. Todas as questões devem ser numeradas de acordo com a orientação abaixo.
  2. Todas as questões devem contemplar as habilidades na linha anterior ao enunciado.
  3. Uma questão por série de cada disciplina deve conter um suporte com gráfico para resolução da questão.
  4. Uma questão por série de cada disciplina deve conter o suporte de  fragmentos de texto para contextualização.
  5. Uma questão por série de cada disciplina deve conter o suporte de charge ou história em quadrinhos.
  6. O uso de imagem deve ser coerente com a consigna.
  7. Em cada área consta material formativo para a elaboração do item.
  8. As questões devem ser alinhadas com a matriz de avaliação em processo.
  9. As habilidades devem ser da avaliação em processo desenvolvida no bimestre.

2. Blocos
1º, 2º e 3º anos.
Matemática - questões nº 1 ao 10.
Química - questões nº 11 ao 20.
Física - questões nº 21 ao 30.
Biologia - questões nº 31 ao 40.

1º, 2º e 3º anos.
Língua Portuguesa - questões nº 1 ao 10.
Arte - questões nº 11 ao 20.
Ed. Física - questões nº 21 ao 30.
LEM - questões nº 31 ao 40.
1º, 2º e 3º anos.
História- questões nº 1 ao 10.
Geografia - questões nº 11 ao 20.
Filosofia - questões nº 21 ao 30.
Sociologia - LEM - questões nº 31 ao 40.

3. Estrutura da Questão:
Habilidade
Enunciado
Comando - claro e objetivo
Alternativas - item de resposta obrigatoriamente na vertical.
a)
b)
c)
d)
e)
  1. Obs: Duas corretas de cada item não sequenciais. ( a,b,c.d,e)
  2. Obs:Utilizar imagens em preto e branco ou colorido com alta resolução.
  3. Obs: Toda a questão deve ser digitada e não dar print screen.
4. Reforçando:
Orientações:
10 questões por disciplina da BNC.
Enunciado ( consigna formativa)
Suporte( Texto, poema, história em quadrinhos, fragmentos, imagens e mapas)
O comando para resposta: interrogação.( exemplo: o que deu origem aos fatos? - pergunta)
Os distratores – alternativas A, B, C, D e E.
É de suma importância para a formulação das alternativas de resposta que não sejam utilizados elementos que possam induzir ao erro ou ao acerto, tais como: - determinantes específicos como: sempre, nunca, completamente e absolutamente; - associações óbvias, ou opções que sejam idênticas ou semelhantes às palavras contidas no enunciado; - inconsistências gramaticais que dêem ao examinado pistas para achar a resposta; - uma opção correta muito chamativa, seja pelo seu conteúdo óbvio ou por sua formatação especial: extensão diferente das demais, por exemplo; - duas ou três opções de respostas totalmente implausíveis, o que remete o estudante à resposta correta, inevitavelmente. - opções absurdas ou ridículas.
• O enunciado deve conter todas as informações necessárias, para que o estudante resolva o item. Importante é evitar que o estudante erre o item porque não compreendeu o que lhe estava sendo perguntado (comando para resposta). Certifique-se de que o comando está efetivamente de acordo com o descritor.
• Os itens devem ser elaborados numa linguagem apropriada aos estudantes do período de escolarização avaliado.
• Os itens devem ser elaborados com pontuação correta. Se a instrução for uma frase incompleta, as alternativas devem começar com letras minúsculas e terminar com ponto apropriado para a frase. Caso o enunciado seja uma pergunta, as alternativas devem começar com letras maiúsculas.
• A diversificação das fontes abre novas possibilidades de tratar o conteúdo. Vale lembrar a importância de se considerarem fontes relacionadas ao cotidiano dos estudantes. • Não se deve empregar a 1ª pessoa na elaboração dos itens.



Vagner Bacarim
RG 30.398.171-4
PCG

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