EE ALBERTO TORRES
Av. Vital Brasil, nº 1260 - 05503-00 - Butantã - Tel (37264360 - 37262594)
Diretoria de Ensino Centro-Oeste.
“ 70 ANOS” - 1 6 . 0 1. 1 9 4 7
Nosso IDESP = 3,81
Nossa Meta 2017= 3,90
Circular 12 PCG / 2017
Assunto: Elaboração do Provão 1º Bimestre 2017.
Caros Educadores,
Orientação para elaboração das questões - 1º Provão.
Prazo final de elaboração do professor: 13.03.2017
Prazo final de digitação do gabarito e habilidade na pasta gabarito: 13.03.2017
Prazo de validação do PCA: 13 a 17.03.2017
Prazo de validação do PCG: 20 a 23.03.2017
Impressão: 23 a 31.03.2017
Todo provão dever ser feito no drive.
- RECOMENDAÇÕES INICIAIS
- Todas as questões devem ser numeradas de acordo com a orientação abaixo.
- Todas as questões devem contemplar as habilidades na linha anterior ao enunciado.
- Uma questão por série de cada disciplina deve conter um suporte com gráfico para resolução da questão.
- Uma questão por série de cada disciplina deve conter o suporte de fragmentos de texto para contextualização.
- Uma questão por série de cada disciplina deve conter o suporte de charge ou história em quadrinhos.
- O uso de imagem deve ser coerente com a consigna.
- Em cada área consta material formativo para a elaboração do item.
- As questões devem ser alinhadas com a matriz de avaliação em processo.
- As habilidades devem ser da avaliação em processo desenvolvida no bimestre.
2. Blocos
1º, 2º e 3º anos.
Matemática - questões nº 1 ao 10.
Química - questões nº 11 ao 20.
Física - questões nº 21 ao 30.
Biologia - questões nº 31 ao 40.
1º, 2º e 3º anos.
Língua Portuguesa - questões nº 1 ao 10.
Arte - questões nº 11 ao 20.
Ed. Física - questões nº 21 ao 30.
LEM - questões nº 31 ao 40.
1º, 2º e 3º anos.
História- questões nº 1 ao 10.
Geografia - questões nº 11 ao 20.
Filosofia - questões nº 21 ao 30.
Sociologia - LEM - questões nº 31 ao 40.
3. Estrutura da Questão:
Habilidade
Enunciado
Comando - claro e objetivo
Alternativas - item de resposta obrigatoriamente na vertical.
a)
b)
c)
d)
e)
- Obs: Duas corretas de cada item não sequenciais. ( a,b,c.d,e)
- Obs:Utilizar imagens em preto e branco ou colorido com alta resolução.
- Obs: Toda a questão deve ser digitada e não dar print screen.
4. Reforçando:
Orientações:
10 questões por disciplina da BNC.
Enunciado ( consigna formativa)
Suporte( Texto, poema, história em quadrinhos, fragmentos, imagens e mapas)
O comando para resposta: interrogação.( exemplo: o que deu origem aos fatos? - pergunta)
Os distratores – alternativas A, B, C, D e E.
É de suma importância para a formulação das alternativas de resposta que não sejam utilizados elementos que possam induzir ao erro ou ao acerto, tais como: - determinantes específicos como: sempre, nunca, completamente e absolutamente; - associações óbvias, ou opções que sejam idênticas ou semelhantes às palavras contidas no enunciado; - inconsistências gramaticais que dêem ao examinado pistas para achar a resposta; - uma opção correta muito chamativa, seja pelo seu conteúdo óbvio ou por sua formatação especial: extensão diferente das demais, por exemplo; - duas ou três opções de respostas totalmente implausíveis, o que remete o estudante à resposta correta, inevitavelmente. - opções absurdas ou ridículas.
• O enunciado deve conter todas as informações necessárias, para que o estudante resolva o item. Importante é evitar que o estudante erre o item porque não compreendeu o que lhe estava sendo perguntado (comando para resposta). Certifique-se de que o comando está efetivamente de acordo com o descritor.
• Os itens devem ser elaborados numa linguagem apropriada aos estudantes do período de escolarização avaliado.
• Os itens devem ser elaborados com pontuação correta. Se a instrução for uma frase incompleta, as alternativas devem começar com letras minúsculas e terminar com ponto apropriado para a frase. Caso o enunciado seja uma pergunta, as alternativas devem começar com letras maiúsculas.
• A diversificação das fontes abre novas possibilidades de tratar o conteúdo. Vale lembrar a importância de se considerarem fontes relacionadas ao cotidiano dos estudantes. • Não se deve empregar a 1ª pessoa na elaboração dos itens.
Vagner Bacarim
RG 30.398.171-4
PCG
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