EE ALBERTO TORRES
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DIRETORIA CENTRO OESTE
REPLANEJAMENTO DE 2016.
29.07.2016 e 30.07.2016
Diretrizes do Programa Ensino Integral.
O Programa Ensino Integral tem como missão, para as escolas participantes, ser um núcleo formador de jovens, primando pela excelência na formação acadêmica, pelo apoio integral aos seus Projetos de Vida, pelo aprimoramento do aluno como pessoa, pela formação ética e pelo desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A visão do Programa Ensino Integral está alinhada aos objetivos do Programa Educação – Compromisso de São Paulo: ser, em 2030, reconhecida internacionalmente como uma Rede pública de ensino integral de excelência, posicionada entre as 25 primeiras do mundo. (pág. 14)
Objetivos:
Avaliar as ações do 1º Semestre a Ferramenta de Gestão. - Plano de Ação.
Retomar os princípios e premissas do Programa Ensino Integral - Programa de Ação
Identificar os desafios para o 2º Semestre - Plano de Ação.
Analisar os resultados das avaliações internas e externas do 1º Semestre.
Elaborar ações pedagógicas com foco na metas da Ferramenta de Gestão.
Alinhar a BNC com a parte diversificada.
Texto Inicial: Por uma Educação Interdimensional. Antonio Carlos Gomes da Costa.
Objetivo: Melhoria das relações interpessoais.
- Revisitar a Ferramenta de Gestão.
Premissa: Corresponsabilidade.
Princípio: Protagonismo.
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
IDESP da escola 2015:
3,75
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Meta simulada do IDESP da Escola para 2016:
4,22
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PRIORIDADES DA ESCOLA
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CAUSAS
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RESULTADO ESPERADO
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Passar de 30 para 17,33 o % de Alunos no Abaixo Básico em Matemática.
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Falta autoformação.
Dificuldade de desenvolver situações de aprendizagem.
Falta formação continuada na área.
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Melhoria da qualidade de ensino.
Ganho de aprendizagem em 17,03 dos alunos abaixo do básico em Matemática, passando para o nível básico.
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Passar de 10 para 6,67 o % de Alunos no Abaixo Básico em Língua Portuguesa.
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Falta autoformação.
Dificuldade de desenvolver situações de aprendizagem.
Falta formação continuada na área.
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Melhoria da qualidade de ensino.
Ganho de aprendizagem em 3,33 dos alunos abaixo do básico em Língua Portuguesa.
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Passar de 3,26 para
0 % Reprovação
2º ano.
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Faltam os 4 pilares da aprendizagem.
Falta de orientação de estudos da parte diversificada.
Falta distinguir instrumentos de concepção e procedimentos de avaliação.
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Melhoria da qualidade de ensino.
Não ter alunos reprovados nos segundos anos.
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Passar de 0,84 para
0 % de Abandono.
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Faltou monitoramento de Mediação e Prevenção.
Faltou Tutoria Acadêmica.
Faltou o acompanhamento dos responsáveis.
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Não ter abandono no ano de 2016.
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2. Revisitar o Programa de ação com foco na ferramenta de Gestão.
Premissa: Protagonismo
Princípio: Excelência em Gestão
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
- Boas Práticas compartilhadas
3. Análise dos Resultados da Avaliação em Processo. ( 1º e 2º Bimestre). Avaliação Externa.
Premissa: 4 pilares
Princípio: Formação Continuada
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
4. Análise dos Resultados Bimestrais. ( 1º Semestre)
Premissa: Corresponsabilidade
Princípio: Formação Continuada
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
Análise comparada dos resultados da AAP ( avaliação externa) com os resultados bimestrais. (atividade)
Grupo 1
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Grupo 2
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Grupo 3
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Grupo 4
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Grupo 5
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Matemática
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Língua Portuguesa
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Códigos e Linguagens
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Ciências da Natureza
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Ciências Humanas
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Elaboração da análise:
1º Bimestre x AAP 1º Bimestre por turma / segmento/ fragilidade / destaque / convergência / divergência.
Socialização.
5. Cadastro de Ações Pedagógicas com foco na análise dos resultados. ( atividade)
Premissa: Excelência em Gestão
Princípio: Formação Continuada
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
Matemática
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Códigos e Linguagens
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Ciências da Natureza
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Ciências Humanas
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Grupo 1
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Grupo 2
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Grupo 3
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Grupo 4
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3 ações por área.
Socialização.
6. Análise dos Resultados do Nivelamento.
Premissa: Protagonismo
Princípio: Quatro Pilares
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
1ª parte. Convergências e Divergências das Habilidades da AAP com o Nivelamento.
2ª parte. Alinhamento com as habilidades da AAP, Nivelamento e Trilhas em Processo.
3ª parte. Convergências e habilidades do Guia do 3º Bimestre.
7. Análise dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
Premissa: Protagonismo
Princípio: Quatro Pilares
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
Foco: Recuperação Contínua
8. Metodologias do Programa Ensino Integral com foco nas metas da Ferramenta de Gestão e Programa de Ação de todos os Profissionais.
Premissa: Replicabilidade
Princípio: Pedagógica da Presença
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
Foco: Recuperação Contínua
ELETIVAS
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PROJETO DE VIDA
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TUTORIA
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OE
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PRÁTICA DE CIÊNCIAS
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MUNDO DO TRABALHO
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PREPARAÇÃO ACADÊMICA
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PROTAGONISMO
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PDCA
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PEDAGOGIA DA PRESENÇA
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EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL
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Quatro Pilares
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9. Integração da Base Nacional com a Parte Diversificada com foco na Ferramenta de Gestão. Professores Coordenadores de Área .
Premissa: Replicabilidade
Princípio: Pedagógica da Presença
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
Foco: Recuperação Contínua da aprendizagem.
10. Eletivas com foco na Ferramenta de Gestão.
Premissa: Protagonismo
Princípio: Quatro Pilares
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
Foco:Base Nacional Comum.
Nome das Eletivas.
Ementa.
Conteúdo estruturante da BNC.
Habilidades fundamentais da BNC.
Produto Final.
Competência Escritora
Competência Leitora.
Competência Matemática.
Competência Científica.
Competência Estética.
11. Tutoria e Mediação com foco na Ferramenta de Gestão.
Premissa: Corresponsabilidade e Replicabilidade.
Princípio: Quatro Pilares - aprender a conviver - Pedagogia da Presença - Educação Interdimensional.
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
Foco:Base Nacional Comum.
11. Alinhamento horizontal e vertical do Modelo Pedagógico e de Gestão.
Premissa: Excelência em Gestão e Corresponsabilidade.
Princípio: Protagonismo Sênior.
Objetivo: Melhoria na taxa dos rendimentos escolar ( aprovação, reprovação e abandono)
Foco:Base Nacional Comum.
12. Bibliografia.
DIRETRIZES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL. CADERNO DO GESTOR.2014.
Replanejamento julho de 2016. Documento Orientador.SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Departamento de Desenvolvimento Curricular e da Gestão da Educação Básica.
Boletim Semanal CGEB ANO: 4 / Nº 149 /05 DE JULHO DE 2016.Informação nº 7: Replanejamento 2016
Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
Comunicado 54. Tutorial para ajuste da Ferramenta de Gestão. Plano de Ação PEI e Orientação para Replanejamento.
COSTA, Antonio Carlos Gomes. Educação - Uma perspectiva para o século XXI. Editora Canção Nova:São Paulo, 2008.
Está claro que devemos ir de um modelo seletivo para um modelo orientador, centrado no que o aluno sabe e não naquilo que ele não sabe; na sua capacidade e potencialidade. A ação do mestre deve ser buscar o que o aluno tem de melhor e tentar valorizá-lo. A função da escola não é preparar para a universidade, é preparar para a vida. E a vida tem quem vai ser matemático, mas também tem cozinheiros, camareiros, motoristas. Tem de haver de tudo. E esse motorista tem de ser o melhor possível, o arquiteto tem de ser o melhor possível. Isso implica em buscar aquilo em que o aluno é mais potente. A função do professor é conhecer o aluno, valorizá-lo para despertar seu interesse em buscar o conhecimento.
Antoni Zabala
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